inspiraçãomodalookscabeloKiplingSériedicalookcabelosPensamento soltosorteiomakeblogdecoraçãoPublicidademaquiagemlookbookLook do diadebatominstagramFilmeyoutubeacessóriosPassarelaRecifetendênciawishlistcortesaiaverãocoleçãopromoçãoDIYsapatilhaResenhaNetflixdicasresultadovestidoFilmesRuivoDramaCarnavalComédiaCinemaFeminismoparceriacamisaestampaCorrespondente KiplingLiaConcursolançamentoLivroAmorcamila eduardaPapelariaLivrosAniversáriofranjaLooks de verãomudançabatomAvonSão PauloFRIENDSRuivo AcobreadoComprasshopping recifePinterestIgoraHora de AventuraHidrataçãoshortdia da preguiçabolsapeleMACesmaltescalçadosSaudadecuidadostrançaC&ApenteadofashionColarshampooABCCanalBlogueirasHaircutViagemHistóriaAmigo SecretoImaginariumAmigasAgendaVídeoJoy PaperpresenteTAGCorrespondente Secreta KiplingbolsasRomanceLeituraFantasiaColor TrendElas por ElasReceitaClassy BeautySuculentasRuivaGingershort jeansriachuelofaculdadeDrica MartinsIsabelle Drummondmacacãooutono/invernorasteirinhachapinhaFan Pagezooey deschanelunhasslipperPubliFotografiasapatilhasrennerColeção NovaacessórioatrizestilopulseirismotendênciastractainvernomarisaloiraUrban DecaymúsicaPraiaMaybellineestampaspenteadosCrônicabatalhabatom vinhoestampa tropicalfamosasLiláscoloraçãoSecadornecessairesophie charlottePrimaverapulseirasLualPulseirasabrina satocolaboradoraHelô GomesMartha MedeirosRasteirasdia dos namoradoscoloridofloresSPFWcalçabasecidamiley cyrusmetalizadoTrançasa parisiensevinhoelleshortstransparênciapapel de paredecouromixBruna Vieirashort estampadojeansJohn GreenAno NovoSummerMarilyn MonroeAmareloneonVideodivafranjascortescoqueEmagrecerInglês
  • Sorteio no insta: Kit volta às aulas!
  • Entediada? Vem conhecer o Poki!
Look do Dia
Short Deestroyed
Sei que muitas meninas amam fotografia e vão cair de amorzinho por essa blusinha ...
Ler mais
Destaque
Sorteio: Kit par volta às aula
Vem participar do nosso sorteiozinho no @debatomblog! Encerra dia 23/02 :D
Ler mais
Debatom TV
TAG: Meu Cabelo
Mais uma TAG pra vocês! Dessa vez vou falar sobre meu cabelo. Sabia que ele já foi bem ...
Assistir

A cegueira temporária do relacionamento abusivo

Postado por Drica Martins     25 / Setembro / 2016     Elas por Elas     Comentários (
0
)

Quem vê foto, não vê dia a dia, não sei de onde ouvi isso primeiro, mas é real.

Esses dias refleti bastante sobre a ilusão que as redes sociais geram a respeito do relacionamento alheio, e do quanto os abusos que acontecem ficam por baixo dos panos sem que jamais possamos imaginar o que a pessoa ali do lado ta passando.

Numa conversa despretensiosa com uma amiga dia desses {sei que você vai saber que foi você quando ler, miga} a gente terminou trocando vários e vários áudios e falando sobre a experiência de ter vivido em um relacionamento abusivo, e eu fiquei tão surpresa, mas tão surpresa sobre as coisas que ouvi, que lembrei, que li, que minha cabeça ficou tomada por uma enxurrada de pensamentos sobre o tema, eu queria escrever sobre isso, mas nem consegui antes porque tava tudo bagunçado aqui dentro.

Ainda conversando com ela, cheguei à conclusão {bastante óbvia, admito} de que viver em um relacionamento abusivo é o mesmo que viver uma espécie de cegueira temporária. Não dizem que o amor é cego? Pois é, só não contaram que não é porque você deixa de lado imperfeições, e sim porque você fica tão imersa nos seus sentimentos e naquela situação que não consegue enxergar a realidade dos fatos, se prende mais a uma ilusão que você criou do que ao que o outro é verdadeiramente.

De repente você não tem mais amigos, não tem mais os sonhos de antes, não se ama mais da mesma forma, até acha que merecia ser mais amada ou que merecia pelo menos mais atenção, mas provavelmente isso é só uma ilusão criada por filme e ninguém é assim na vida real, né? Não! Comece a refletir sobre o que você tem vivido.

Como eu deixei as coisas chegarem a esse ponto? Como eu vivi nessa por tanto tempo? Você pensa quando acorda do pesadelo ... Carência, baixa autoestima, rotina, apego, seila. Talvez um pouco de tudo. E em que momento a gente acorda e sai disso? Não sei, e não é fácil, cada uma vai ter seu despertar pra realidade alguma hora {ou não, acontece}, mas no meio disso tudo sempre vai ter uma vozinha que grita dentro de você *alguma coisa ta errada, alguma coisa ta errada*. 
Ele te proíbe de sair com as suas amigas, fica sem falar com você por isso, ou te persegue pra confirmar onde você foi. Ele faz com que você comece a pensar que é uma pessoa difícil de ser amada. Você muda situações que poderiam facilitar seu dia a dia só porque ele acha inadequado você estar na presença de outro homem constantemente. Ele sempre faz você ser a culpada das brigas, nunca se desculpa por nada, mas “por amor” sempre te perdoa. Ele te manipula sempre que você quer fazer algo, com chantagens e brigas, até te moldar da maneira que ele acha certa, pra ELE. Você começa a se policiar sobre as roupas que usa, e mesmo adorando aquele vestido que viu, jamais compraria, pra evitar briga, né?

Isso tudo que você acabou de ler É abuso, e eu não tirei da internet, eu vivi ou ouvi de alguma amiga. Você pode não enxergar agora, ou não dessa forma, mas se você precisa começar a mudar completamente quem você é pra estar com outra pessoa, na verdade você precisa mudar a pessoa com quem você esta.

Uma verdade dura sobre esse tipo de relação: Ou você acaba com ela e continua sendo quem você é, ou ela vai acabar com você e aos poucos te deixar cada vez mais infeliz, problemática, e afundada nesse mar QUASE que sem fim.

Se você notar que uma amiga ta vivendo algo assim, eu te peço, por favor, não se afaste. Não fale mal dela pras outras amigas. Ela não ~GOSTA~ de sofrer, ela só não consegue enxergar tudo com clareza. Ajude, faça sua parte ouvindo o que ela tem pra contar sobre aquela briga repetida, aconselhe pela milésima vez sobre o mesmo assunto mesmo que esteja cansada, mostre textos que falem sobre o que ela tem vivido, apresente a ela outras histórias de pessoas que viveram o mesmo.

A melhor forma de abrir os olhos de alguém sobre isso não é ~falando umas verdades e se ela quiser que tome uma atitude~, é plantando uma semente de empoderamento, de conhecimento e oferecendo um ombro amigo pra que ela tenha onde se apoiar quando sair daquele mar agitado.

Cuide de você, preste atenção nas suas amigas, a maioria das meninas nem conta pra outras pessoas os abusos que vive, elas só se afastam, aceitam, se fecham. De longe tudo é perfeito, por foto todo mundo é feliz, de perto tem sempre alguém precisando de ajuda. Ajude.
Ilustrações | Layse Almada 
 
 

Veja também

Compartilhar